quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

TOP 05: Animes Adultos que valem a Pena



A maioria das pessoas tendem a cair na ideia que Animes e tokusatsus são hobbies de adolescentes e nerds – verdadeiros eremitas sociais que ficam em seus quartos curtindo trocentos episódios de um desenho e nas horas vagas fazem cosplay em algum evento.  E também, há quem diga que anime é sempre a mesma coisa: personagens com poderes, olhos grandes, peitões, mechas e colegiais. Diga-se, de passagem temas bem “teen”, mas hoje traremos no nosso TOP05, alguns animes de temática adulta – não hentai – que valem a pena uma olhadela.




Jardim das Palavras (Garden of Words 2013)


Um longa de 46 minutos que conta a história de um adolescente que encontra uma jovem sob o alpendre do jardim Shinjuku Gyoen num dia chuvoso. Chuva após chuva o amor desenvolve-se numa narrativa carregada de carga psicológica, que foge dos clichês das obras do gênero. O ponto alto deste filme fica por conta da fotografia fielmente realista da cidade e do belíssimo roteiro que arrebanhou milhões de fãs na internet. Se você gosta de um enredo com forte apelo emocional e arte, este é o filme, quase um poema visual, no melhor estilo Man'yoshu.





Cowboy Bebop(1998)

Depois de Akira, creio que este tenha sido o anime adulto de maior sucesso no ocidente, pois, por quase uma década ele foi reverenciado por muitos, como grande referência de genialidade e diversão. Cowboy Bebop conta a trajetória de um quarteto caçadores de recompensa que viajam pelo espaço atrás dos mais variados criminosos. Muita pancadaria, tiroteio, sarcasmo e drama marcam essa obra-prima, que figura como um dos melhores animes de todos os tempos. Pena que os 25 episódios deixam um gostinho de quero mais.




Túmulo dos Vaga-lumes / Graveyard of fireflies (Hotaru no haka 1988)




Existe uma empresa que transforma suas animações em magia e este estúdio é o Ghibli, dentre dezenas de obras magnificas, cito esta, que é sem dúvida, uma das mais belas e recorrentes em vários posts mundo a fora. O Túmulo dos Vaga-lumes é um longa de 1986, que retrata o dia a dia no Japão da segunda guerra, através da ótica de um garoto chamado Seita e sua irmã, Setsuko. Uma jornada marcada pelo amor, a fome e o descaso que nos prende quadro a quadro, fazendo nos afeiçoar facilmente as personagens. O Filme é baseado no livro autobiográfico de Ayuki Nosaka, que sobreviveu a segunda guerra mundial. Impossível não se emocionar com este filme que dosa soberbamente a ludicidade pueril de Setsuko em meio à realidade e o drama e a preocupação de Seita para protegê-la. Mais que recomendado, obrigatório!




Berserk(1997)

 "Neste mundo, o destino do homem é controlado por alguma lei ou entidade transcendental. Ao menos o homem sabe que não tem controle sobre sua própria vontade"

O anime Berserk pode ser definido como o melhor anime da década de 90, não o digo por tietagem, pois só com a citação acima, é possível resumir bem a ideia que permeia a série. No anime somos apresentados a Gatsu, um mercenário que após ser derrotado por Griffith, é persuadido por ele a ingressar no Bando do Falcão. Durante o decorrer dos episódios vemos a progressão bélica e social do bando liderado por Griffith e a sua amizade com Gatsu, através de um conto repleto de violência, intrigas, maquiavelismo, amor e misticismo. Com personagens inesquecíveis e uma guerra medieval de plano de fundo, Berserk lhe mostrará que toda ambição tem um preço.


Rainbow nisha rokubou no shichinin (2010)

Rainbow conta a vida de seis jovens num reformatório do pós-guerra do Japão. Com poucos minutos já é possível perceber do que a série é feita: violência, dramas e injustiça. Em certos momentos a série é tensa e não perde em nada para os seriados da HBO e faz você mergulhar sob uma ótica soturna e gutural no enredo que é genialmente contado, mas em meio essas trevas, surge um faixo de luz, um arco-íris de esperança delineado pelo veterano da cela, Sakuragi. É sob a tutela de Sakuragi que os seis jovens lutarão para terem seus sonhos realizados, porém, esse conto beira distante de um happy end. Rainbow é uma boa pedida para quem gosta de uma história pé no chão, com o seu forte teor de realismo, torna-se chocante, emotivo e viciante. Impossível não derramar uma lágrima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário