segunda-feira, 27 de agosto de 2012

CONTAR HISTÓRIAS: UMA ARTE SEM IDADE (RESENHA)


CONTAR HISTÓRIAS: UMA ARTE SEM IDADE
Editora Ática
Idioma Português (Brasil)
Ano: 1999 (10 edição)
78 páginas, brochura
15 x 21 cm, 115 gramas



“Como toda arte, a de contar histórias também possui segredos e técnicas. Sendo uma arte que lida com matéria-prima especialíssima, a palavra, prerrogativa das criaturas humanas, depende, naturalmente, de certa tendência inata, mas pode ser desenvolvida, cultivada, desde que se goste de crianças, e se reconheça importância da história para elas”(Coelho)

O livro: Contar Histórias: Uma Arte Sem Idade chega como um manual para quem pretende se aprofundar ou mesmo conhecer as ferramentas e técnicas básicas para difusão desta arte. A Pedagoga e Contadora Betty Coelho reúne neste livro experiências de sua carreira, distribuídas em cinco capítulos, em valiosas e objetivas lições.

 Apresentando pontos importantes como: escolha da história, e o estudo da história infantil. O livro traz de maneira simples e cativante formas de apresentação, indo desde uso da oratória a ferramentas como flanelógrafo e gravuras. Além de dicas e orientações sobre duração de narrativa, temas, conversa antes da história, e como lidar com eventuais interrupções por parte dos pequeninos. Finalizando com atividades que podem ser realizadas a partir da história e duas adaptações para dramatização.

Deixando de lado a complexidade, a obra aborda de forma clara e objetiva o tema proposto, em uma leitura leve, descomplicada, que aliada a estratégicas ilustrações, dão a simplicidade e charme pueril ao livro.
Do ponto de vista pedagógico, uma preciosa ferramenta, que livre da linguagem acadêmica se apresenta através de texto simples, direto e de fácil absorção. Um importante manual tanto para quem atua na área da educação quanto para quem admira e tem como função contar histórias.

Betty Coelho
Maria Betty Coelho Silva, 89 anos, baiana, escritora, pedagoga, e contadora de histórias. É funcionária aposentada da Secretaria de Cultura do Estado. Durante mais de 50 anos formou gerações de contadores de histórias. É jurada do prêmio Jabuti (Câmara Brasileira do Livro São Paulo) e membro votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Rio de Janeiro).
Publicou vários livros entre eles: contar histórias-uma arte sem idade (Ática) e O Galo Cantou e Ninguém Sabe Onde (Scipione).


                                                                                                       COSTA.G.W


2 comentários:

  1. Este livro é fantástico para se trabalhar no Curso de Pedagogia. Tem uma linguagem clara e objetiva. Recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, perfeito para abordagem com os pequeninos e uma preciosa joia para o trabalho.

      Excluir