terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

TOP 05: Livros Ateus




Hoje traremos cinco livros ateus que fazem ou fizeram um barulho na sociedade, sendo alvo de instituições religiosas, calúnias e muitos preconceitos. Antes de começarmos, vamos definir semanticamente a palavra ateu – segundo dicionário online a palavra ateu significa: aquele que não acredita em deuses. Podemos dizer que este conceito começa a ser notório no século XVIII, com o iluminismo, pois geralmente um ateu procura explicações e provas científicas para ações metafísicas inerentes à religião. No senso comum, por carecer de falta de informação as pessoas pensam que os ateístas prestam culto ao diabo e rapidamente tratam de rotulá-los e até cometer preconceitos, chegando em alguns casos de violência descomedida.  Muitos ateus trouxeram significativas contribuições e progressos à humanidade que só foram possíveis, graças a ótica cética e criteriosamente investigativa. Portanto deixaremos aqui cinco livros para ter uma visão mais ampla sobre o assunto


5 - O Manifesto Comunista



Publicado em 1848, por k. Marx e F. Engels é leitura obrigatória para quem quer compreender a história social contemporânea. O manifesto foi escrito em meio à sangue e suor das grandes lutas urbanas das revoluções do século XIX e foi responsável por várias conquistas e benefícios à classe proletária, que sofria sobre o julgo opressor dos burgueses e sua revolução industrial. O Manifesto comunista ocupa a quinta posição por ser uma científica, de extremo naturalismo, O livro de nenhuma maneira ataca ou incita o ódio contra a religião, em uma breve apologia Marx escreveu:  

“As acusações contra o comunismo feitas de pontos de vista religiosos, filosóficos e ideológicos em geral, não merecem uma discussão pormenorizada. Será necessária uma profunda inteligência para compreender que, com a modificação das condições de vida dos homens, das suas relações sociais, da sua existência social, também se modificam suas representações, suas concepções e seus conceitos, numa palavra, sua consciência? O que demonstra a história das ideias se não que a produção intelectual se transforma com a produção material? As ideias dominantes de uma época sempre foram apenas as ideias dominantes da classe dominante”[1]

Mais que recomendado, este clássico da literatura universal está na lista os melhores livros já lançados em diversos países e é responsável por diversas transformações na sociedade do século XX. Livro está à venda em todas livrarias do Brasil e nos mais diversos formatos.




4 – Cartas da Terra / O Evangelho Segundo Jesus Cristo


Escrito em 1909 e publicado postumamente, Cartas da Terra é um ensaio de escrita satírica, marcada por um acentuado humor negro. O livro narra através das epístolas do arcanjo satã uma ferrenha crítica contra a evolução humana, numa escrita de linguagem ácida que não poupa acusações contra à sociedade e instituições religiosas. Um Mark Twain diferente das leituras Tom Sawyer, que nos prende em suas páginas bem redigidas. Não é um livro que eu considere ateu, mas está na lista por todo conjunto da obra e certamente qualquer religioso o condenaria ao fogo.






O Evangelho Segundo Jesus



Escrito por José Saramago, o primeiro escritor de língua portuguesa a ganhar o Nobel de literatura em 1998. O livro conta de uma maneira diferente a história dos evangelhos, pois traz um Jesus humano que a todo o momento murmurava sobre o seu destino, concebido através de uma relação natural entre José e Maria e que na idade adulta casou com Maria Magdala (Madalena) e sobrevivia da pesca. Saramago dá a Deus, o diabo e a Jesus papeis diferentes da tradição, pois coloca o primeiro como autoritário, o segundo como conselheiro e o terceiro 100 % humano, falho e inclinado às paixões. O autor, ateu convicto, escreveu em finíssima ironia e deu às escrituras, digamos, um tom mais humanizado. Polêmico e crítico o livro é apreciado e recomendado por vários especialistas, por este motivo ele figura ao lado de Cartas da Terra, no quarto lugar.




3 - O Anticristo

Este livro dispensa apresentações, pois é mais conhecido que nota de 1 real e talvez seja a crítica ao cristianismo mais popular em nosso país. Friedrich Nietzsche apesar da frase: “O cristianismo morreu na cruz” não ataca Jesus, mas sim direciona sua acidez contra à religião cristã, não poupando ataques ao apostolo Paulo, Lutero, Buda, Kant e o catolicismo. Ele também apresenta e analisa religiões que considera melhores que o cristianismo, levantando os pontos positivos e negativos de cada uma. Além disso Nietzsche considera a religião como um problema para sociedade, pois ela vai contra o orgulho, a coragem, a libertinagem, prazeres e alegrias e atribui ao ensinamento paulino, como o fomentador deste mal. Assim, o niilista entendia o cristianismo como uma grande pandemia e nas palavras dele podemos notá-lo: “Eu declaro o cristianismo a grande maldição, o grande corrompimento interior, o grande instinto de vingança…eu o declaro a perene mácula da humanidade”. Nietzsche critica severamente os cristãos em O Anticristo e o faz de maneira notável, porém, diferente do que muitos pensam este livro não é direcionado contra Jesus que ele considerava um espírito livre e sim a instituição posterior a ele, deixando claro durante a leitura que o cristianismo está morto e quase enterrado.
  



2 – Deus, um delírio



Clinton Richard Dawkins, Biólogo evolucionista, foi eleito em 2007, uma das cem pessoas mais influentes do mundo, além de uma das cem pessoas mais brilhantes ainda vivas pelo The Daily Telegraph, Dawkins dedica uma grande parte de sua carreira na divulgação da ciência como a visão mais adequada para interpretarmos os fenômenos ao nosso redor e atualmente é o grande nome que endossa o movimento neo-ateísta. O livro “Deus, um Delírio” foi escrito no ano de 2006 e de acordo com o site da Amazon, causou um crescimento de 50% nas vendas de livros sobre religião e espiritualidade um crescimento de 120% no número de vendas da Bíblia. O livro de Dawkins apresenta 10 capítulos de argumentos radicais, escritos com maestria, acidez e irreverência confrontando através de argumentos científicos temas como a existência de Deus, Ensino das crianças a seguir o cristianismo dos pais, o mito do Deus bom não vem do antigo testamento e que a ciência pode consolar melhor as pessoas que a religião. Um livro polêmico centrado no evolucionismo, bem fundamento em criteriosas observações. Nós indicamos essa leitura a religiosos e ateus para compreender melhor sobre a visão ateísta. 




1 – Por que Eu Não Sou Cristão?




Bertrand Arthur William Russell, terceiro conde de Russell, nasceu no País de Gales, em 
uma família tradicional, no auge do poderio econômico e político inglês. Tornou-se lógico e matemático, considerado um dos filósofos mais influentes do século XX, ganhador do Nobel, escreveu o ensaio Por Que Eu Não Sou Cristão. Russel diferente de Dawkins, Onfray, Hitchens e outros consegue estabelecer em sua escrita forte argumentação e lógica apontando os motivos e justificando o porquê de tal posição. Isto, de maneira simples e direta, tornando-se fácil a assimilação de leigos e enriquecendo os já entendidos no assunto. Ele questiona diretamente a existência de Deus, o papel de Jesus, a moral e conceitos religiosos. Os escritos contidos no livro (14 ensaios) foram publicados da década 20 até a década de 50 do século passado e posso dizer que continuam atuais focando em problemas sociais, pedagógicos e éticos de nossa sociedade pós-moderna. E como diz a sinopse do livro Por que não sou cristão é considerado um dos mais blasfemos documentos filosóficos jamais escritos. 


Estes foram os cinco livros ateus que valem a pena. Independente de crenças e posições precisamos dar uma chance a leitura para que não venhamos a cair em engodos preconceituosos e lembrando os ensinamentos de um certo carpinteiro galileu, devemos ser empáticos e fazermos aos outros o que desejamos que façam conosco.


 Referências:


1. MARX, Karl e ENGELS, Friedrich; tradução de NOGUEIRA, Marcos Aurélio e KONDER, Leandro. Manifesto do Partido Comunista. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 64.

Um comentário:

  1. Perfeito.pena que a maioria das pessoas só se interessam por coisas que não melhoram em nada o intelecto a sabedoria e a inteligência. Parabéns.

    ResponderExcluir