quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

RESIDENT EVIL REVELATIONS 2: um combo perfeito de game e literatura


Há alguns meses o meu irmão convidou-me para jogar a versão física dos quatro episódios do jogo Resident Evil Revelations 2. Com certo receio, aceitei o convite e depois de algumas horas de jogatina, surpreendi-me com as referências literárias contidas no enredo do game. Desde aquele dia fiquei decidido a escrever sobre o assunto.

A série Bio Hazard foi lançada no Japão no ano de 1996, chegou ao ocidente com nome de Resident Evil (a mudança ocorrera devido a direitos autorais) e foi um sucesso instantâneo. O jogo do gênero survival horror, foi influenciado por um antigo game chamado Alone in the Dark (pioneiro no gênero),e  o primeiro Resident Evil contava sobre as desventuras da equipe Alpha, membros de uma força tarefa conhecida como S.T.A.R.S (Special Tactics And Rescue Squad) designada para resgatar a equipe Bravo, que fora incubida de investigar um caso de homicídio nas montanhas Arklan, nos arredores da fictícia Raccon City. A equipe Alpha atacada por cães zumbis refugia-se numa misteriosa mansão e lá descobre que alguns pesadelos eram reais e que todo o problema corrente estava por trás da corporação Umbrella e suas ações biogenéticas.

O jogo foi um sucesso em todas plataformas lançadas e estima-se que a franquia, com seus 25 jogos, vendeu 55 milhões de cópias (sem contar os piratas) em todo mundo, sendo uma das séries mais amadas e comentadas por vários gamers. O sucesso de Resident Evil deve-se ao enredo, a jogabilidade simples e dinâmica, puzzles desafiadores e o tema proposto pela premissa do game: sobreviver e escapar de localidades cheias de zumbis.

Hoje, trataremos aqui da 2ª versão da série Revelations, conhecida como Resident Evil Revelations 2. Lançado em 22 de fevereiro de 2015. Este spin-off traz a personagem Claire Redfield como protagonista e durante uma festa de uma organização antiterrorista, ela e Moira Burton, são sequestradas e levadas para uma ilha, onde coisas bizarras e misteriosas ocorrem. Seis meses depois, Barry Burton recebe uma mensagem de sua filha Moira e vai para suposta ilha, a fim de regatá-la, mas para sua surpresa, só encontra uma garotinha trajando pijamas. O jogo é legendado em português (com alguns errinhos de tradução) e assim como o seu antecessor traz referências literárias em meio ao game play(o primeiro Revelations era focado na Divina Comédia de Dante Alighieri) e desta vez o escolhido foi Franz Kafka - a "supervisora" vilã da trama, faz inúmeras referências em atos e palavras ao escritor durante o decorrer da trama. Os quatro capítulos do jogo trazem em seus títulos nomes de obras kafkianas e nós iremos comentar cada uma delas, fazendo o máximo para não cometer “spoilers” dos livros ou game.


Franz Kafka

Franz Kafka (Praga, 3 de julho de 1883 — Klosterneuburg, 3 de junho de 1924 foi um escritor tcheco, autor de romances e contos, considerado pelos críticos como um dos escritores mais influentes do século XX. A maior parte de sua obra está repleta de temas e arquétipos de alienação e brutalidade física e psicológica, conflito entre pais e filhos, personagens com missões aterrorizantes, labirintos burocráticos e transformações místicas. O escritor de origem judaica é mais conhecido no Brasil pelos livros O Processo e a Metamorfose. Deixamos aqui um link com o fragmento O silêncio das Sereias para ter uma maior compreensão do estilo e teor literário nas escritas do autor.




Modesto Carone

Modesto Carone (1937-) é escritor, jornalista e tradutor, formou-se em Direito e Letras e ministrou aulas de literatura em Viena. Vencedor de três prêmios Jabuti (1980,1989 e 1999), ele foi o responsável pela tradução de obras de língua portuguesa de Kafka no Brasil, trazendo-nos algumas obras antes inéditas.






Capítulo 1: Colônia Penal

O livro Na Colônia Penal narra a excursão da personagem chamada de Explorador por uma ilha-prisão, lá, ele é convidado a assistir a execução de um prisioneiro por desobedecer às regras da colônia. No livro a máquina é apresentada como um instrumento sagrado – para não dizer um deus – pelo oficial, que conta ao explorador que o prisioneiro não sabe o porquê de estar ali. Esta obra Kafkiana tem semelhanças com O Processo, pois expõe os problemas de uma sociedade envolta à burocracia caótica e meandros jurídicos que ganham forças colossais diante de pessoas comum. O código penal apresenta-nos um terror aberto em forma de literatura fantástica e segundo Modesto Carone (tradutor do título lançado em 1998), Kafka foi profundamente influenciado pela obra sádica de (Oitave) Mirabeau, Le Jardin dês súplices, publicado em 1899. O primeiro capítulo do jogo, as personagens estão inseridas numa prisão e diversas referências sobre o livro são apresentadas ao jogador e, é possível até ver a terrível máquina. A versão impressa de Na Colônia Penal e Veredicto custa em média: R$ 28,00.    


Capítulo 2: Contemplação

O primeiro livro de Kafka, publicado em 1912, reúne 18 contos caracterizados pela prosa rápida, envolvente e poderosamente viva que trazem na escrita fantástica a essência para moldá-las à realidade. Aqui, no Brasil, A Companhia das Letras lançou a Contemplação e o conto o Foguista em versão impressa por R$ 34,90.









Capítulo 3: Julgamento

A obra o Verecdito traz o conflito de pai e filho. Kafka nos apresenta através de Georg Venderam, personagem que está prestes ao enlace matrimonial com Frida Brandenfeld (homenagem à Felice Bauer) e trocava correspondências com um amigo que fora para à Rússia sobre os últimos acontecimentos de sua vida. Porém, ao visitar o pai, Georg é acusado por negligência, alienação, individualismo e egoísmo. O Pai exerce a função de juiz e vítima e coloca o filho – homem íntegro aos olhos sócio-ético-morais – no papel de réu, numa conturbada exposição e retórica no melhor estilo Kafkiano com um desfecho digno de grandiosas críticas. No jogo, o conflito parte por via do relacionamento de Barry e Moira.






Capítulo 4: Metamorfose

Talvez, A Metamorfose seja o conto mais lido e analisado do autor - Segundo Carone exclusivamente sobre A Metamorfose existem cerca de 128 textos (MUNERATI apud. CARONE,2009, p13.) – Com sua abordagem psicológica e crítica aos valores, sendo objeto de estudos das mais variadas correntes e conceitos científicos. O conto fala sobre a exótica experiência de Gregor Samsa, um caixeiro viajante, que ao acordar certo dia, em seu quarto, na casa de seus pais, descobre que se transformou num inseto. Sobre a influência deste conto no enredo do jogo, deixo a surpresa! O livro impresso custa em média R$24,00 e o e-book: R$ 16,00.





Resident Evil: Revelations 2 não é nem de longe o melhor jogo da série e é perceptível o esforço da Capcom, para trazer de volta aquela saudosa e prazerosa experiência de Survival Horror (perpetuadas nos três primeiros jogos da franquia), mas fica evidente marcas deixadas pelas atuais mecânicas (conceito que começara no R.E 4) voltadas para à ação, registradas neste episódio pelo modo cooperativo (Resenha da crítica especializada aqui). Apesar desse pequeno detalhe o game acerta ao misturar elementos literários ao enredo, enriquecendo-o grandemente - leve em consideração as telas de load onde aparecem citações de Kafka ou os documentos encontrados durante a jornada das personagens – criando uma atmosfera tétrica, misteriosa e cheia e suspense. Deste modo, podemos dizer, que a junção de game e literatura foi uma união que deu mais que certo, pois além de proporcionar entretenimento, dissemina conhecimento e cultura. O game está disponível para PS4, XBOX ONE, PS3 e XBOX360.
                                      
                                                                                                              

Bibliografia

CARONE, Modesto. Lição de Kafka. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

KAFKA, Franz. A Contemplação/ O Foguista. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. Tradução de Modesto Carone.

KAFKA, Franz. A metamorfose. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. Tradução de Modesto Carone.

KAFKA, Franz. O Veredicto e Na colônia penal. 4ª reimpressão, São Paulo: Companhia das Letras, 1998.Tradução de Modesto Carone.

Referências:

MUNERATTI, Rafael Ramia. O veredicto, de Franz Kafka: análise jurídica. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 18, n. 3550, 21 mar. 2013. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/23974>. Acesso em: 16 fev. 2016.

Franz Kafka. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Kafka>. Acesso em: 16 fev. 2016.

Modesto Carone. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Modesto_Carone>. Acesso em: 16 fev. 2016.

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