quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Contos Clássicos de Vampiro: Byron, Stoker e outros...


Editora: Hedra
Ano: 2010
263 páginas, Brochura
Formato de Bolso








Quem é que não gosta de uma boa história de vampiro? Seja no cinema, música, teatro, games ou literatura este morto-vivo, sugador de sangue, ganhou um notório espaço na cultura popular, tendo várias representações e releituras. Basta citar nomes como Vlad Tepes ou Lestat e muitos se manifestarão com alguns comentários bastante peculiares. Há vampiros para todos os gostos e públicos, para a galera teen existe a saga crepúsculo (Stephenie Meyer, 2005), para os góticos, Entrevista com o Vampiro (Anne Rice, 1976), para os marmanjos de plantão a sedutora Vampirella (James Warren, 1969)  e os Cults têm o  imortal Bella Lugosi, na maior interpretação de Conde Drácula (Universal,1931), entre tantas outras referências.

Com tantas abordagens, novidades e muitos clichês, poucos sabem e conseguem se lembrar de onde surgiram os primeiros contos e relatos sobre esta criatura mitológica, foi com o intuito de resgatar essas primícias que a editora Hedra reuniu alguns contos clássicos sobre esta enigmática e misteriosa criatura.

O livro Contos Clássicos de Vampiro nos agracia com contos de Byron, Stoker, Gautier, Polidori e muitos outros. Segundo a editora: “o livro reúne os primeiros e os mais importantes textos sobre a clássica figura do vampiro – esse mito surgido do caldeirão cultural, étnico e religioso do Leste Europeu” Além disso, também há um apêndice onde estão contidos um fragmento de Filostrato e os poemas: O Vampiro (Ossenfelder); Lenore (Bürger); A Noiva de Corinto (Goethe) e o cultuado Cristabel (Coleridge).

A introdução feita pelo Professor-Doutor. Alexandre M. da Silva é eloquente, esclarecedora e cheia de informações que instigam a querer saber mais e mais sobre o assunto. Afinal, fica claro durante a leitura da introdução o nível de erudição, amor e dedicação ao tema. Vale ressaltar o finíssimo trabalho de tradução feito por marta Chiarelli – apesar da edição que eu tenho em mãos possuir alguns erros ortográficos e de concordância, não perceptíveis ao olhar leigo. Além disso Chiarelli merece incontáveis aplausos por nos presentear com o inédito: A Tumba de Sarah, do poeta e escritor F. G. Loring (1869 -1951), que realmente é um conto envolvente e misterioso.

Uma leitura obrigatória a todo aquele que quer conhecer um pouco mais sobre o universo do vampiro e poderá fazê-lo de maneira agradável em leitura fluente e cativante. A melhor maneira de adentrar no mundo obscuro e misterioso para leituras mais profundas. O livro impresso custa em média R$ 35,00 e pode ser encontrado nas grandes livrarias espalhadas pelo país; a versão digital sai em média por R$ 12,00 e se você está sem grana, tente um empréstimo numa biblioteca de escolas públicas, pois este título faz parte do programa FDE (Fundação para o desenvolvimento da Educação) do governo do estado (de São Paulo), desde 2012. Prepare o alho e estaca e tenha uma boa leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário